terça-feira, 27 de abril de 2010

Origem do Estilo Ton Lon


Wang long,era um lutador de espada de uma habilidade superior aos demais praticantes, determinado a tirar a crença popular de que os shaolins eram invencíveis, foi ao templo Shaolin e publicou um desafio aos monges para testar suas habilidades contra eles em duelo amigável. Devido a sua insistência repetitiva, o monge Mestre permitiu a Wang ter o seu desejo realizado.
Um monge novato foi enviado para lutar contra ele. Para sua surpresa e vexame, ele foi derrotado por um noviço. Resguardando-se em uma montanha, ele treinou diligentemente seu estilo “Caminho da Espada” (Tsien Tao). Voltando para o templo, ele conseguiu vencer dois dos novatos até enfrentar o Mestre. Com este último, Wang sofreu outra derrota, uma vez que nem sequer conseguiu tocar seu adversário.
Wang novamente voltou para floresta e, ouvindo um barulho de uma cigarra e um louva-a-deus, ele viu que o louva-a-deus, mesmo sendo menor do que a cigarra, venceu.
Ele capturou o louva-a-deus e, usando um graveto de pequeno comprimento, aprendeu os movimentos do inseto. Voltando ao templo, ele derrotou o Mestre e os monges respeitosamente aceitaram a sua derrota, procurando aprender seu novo sistema de luta. Ele logo foi rodeado por discípulos e foi considerado por alguns como sendo o maior e o melhor durante seu tempo de vida.
O venerável Wang morreu anos mais tarde, deixando uma herança do estilo, o qual se dividiu na dinastia ch'ing, quando 4 discípulos, cada um desejando inovações, procuraram se desligar da escola fundadora. O mestre louva-a-deus disse então que seus desejos poderiam ser satisfeitos, porém com uma condição: que cada discípulo nomeasse seu sistema individualmente de acordo com a marca nas costas de um louva deus capturado por cada um. Um tinha a aparência do símbolo Ying e Yang (Tai t'si), outro parecia com uma flor de ameixa (Mei Hua), em outro havia várias marcas que pareciam sete estrelas (Tsi T'sing), e o último, que não tinha marca aparente, ficou conhecido como estilo despido (Kwong P'an).
Quando os Manchus derrubaram a dinastia Ming em 1644, eles estabeleceram a dinastia Ch'ing, que caiu em 1911. O KUNG-FU era chamado de PAI TA, cuja sociedade secreta da Lótus Branca era enraizada no taoísmo. As sociedades da dinastia Ch'ing eram organizações que desejavam derrubar os Manchus ou afastar as influências européias ocidentais de seu país. A era comunista foi introduzida depois da queda dos Manchus. O KUNG-FU agora passava a se chamar WU – SHU ou KUO SHU.
Em 1949, a Republica Popular da China foi fundada e muito tem sido feito desde então para promover o KUNG-FU. Grupos de Mestres foram formados para combinar e restabelecer métodos antigos e o WU – SHU nasceu.
Só no final da década de 1960 que o KUNG-FU começou a ser ensinado aos não–chineses e a arte se tornou cada vez mais popular por todo mundo, tais como os estilos Louva-a-Deus, Tigre, Garça , Serpente, Dragão, Macaco, Garra de Águia, Bêbado, Wing chun.

2 comentários:

  1. Olá, Leandro!
    Obrigada pela visita no Garotas Kung Fu!
    Vou colocar o seu blog como favoritos lá, ok?
    Em que filial da TSKF vc treina? Eu sou da Casa Verde...

    (que legal.. tbm faço especialização na Unifesp)

    Sucesso com o blog!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Leandro,
    Estou muito feliz por você.E lhe desejo sempre muito sucesso. Você sabe que sou sua fã como atleta e como ser humano.
    Obrigada por tudo.
    Cris Thinen

    ResponderExcluir