quarta-feira, 28 de abril de 2010

Marcialidade



Quando começamos a treinar alguma arte marcial devemos nos lembrar sempre que: a palavra arte marcial vem de marte, deus da guerra, isso significa “arte da guerra”.

Ao chegar na porta da academia já devemos ter esse espírito marcial, não se necessita ser arrogante ou fazer cara de bravo,apenas entrar com seriedade, saudar a todos e nos dirigirmos até o vestiário.

Devemos observar o estado de nossos uniformes e ver se ele esta em ordem, seria muito desagradável treinar com uniformes amassados, camisetas furadas, sapatilhas rasgadas.

Após a saída do vestiário o ideal é nos concentrar e aquecer, o aquecimento é algo muito importante para quem pratica algum tipo de exercício físico, pois ele serve para os batimentos cardíacos aumentarem em doses homeopáticas, liberação de liquido sinuvial para as articulações (espécie de lubrificante ), criando o habito de fazermos um aquecimento antes do começo das aulas evitaremos algumas lesões músculos esqueléticas que podem nos prejudicar nos treinos para troca de faixas, treinos competitivos e na própria competição.

Durante as aulas devemos nos lembrar do espírito marcial, quando vamos realizar socos ou fazer formas devemos fazer com vontade, a pessoa que olha um determinado aluno fazendo um kati tem que entender algumas coisas como: onde o soco foi dado (rosto, peito ou genital), força (colocar o soco com uma força adequada, tomando cuidado para evitar impacto nas articulações e causar lesões.).

A imagem de um artista marcial tem que demonstrar seriedade, é por isso que os uniformes devem estar todos em ordem, imagina você ir visitar uma academia onde um aluno esta sem uniforme ou com uniforme rasgado, isso já deixa uma imagem negativa a respeito da sua academia e demonstra que sua postura marcial precisa ser melhorada.

Ao termino da aula nós já vencemos duas batalhas, a primeira é a aula que foi certamente puxada e mesmo assim você resistiu, aprendeu novos golpes e formas mais complexas. A outra batalha foi dedicar um tempo do seu dia para o seu bem estar, o fato de separar uma hora do dia para pratica de um exercício é muito importante,sei que as atividades diárias exigem muito do nosso tempo e conciliar trabalho, estudo e treino não é fácil.

Parabéns a todos que conseguem fazer o que foi dito, esta é apenas uma das dificuldades que uma pessoa que pratica arte marcial sofre, quem esta do lado de fora não entende tão bem esse processo, por isso espero que lendo essa matéria possam entender um pouco melhor do esforço de cada um, e para os alunos que já entendem procurem seguir o espírito da arte marcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário