sábado, 7 de abril de 2012

Curso de defesa pessoal

JIU-JITSU CLÁSSICO
(cerca de 2.400 anos de existência)
by: sageiv otsugua
ORIGEM

Apesar de contraditórias versões, a origem do Jiu-Jitsu é, inegavel¬mente, atribuída à Índia (com o vajramushti ou kalarippayatt), berço das religiões e de cultura inigualável.
Monges Budistas de grande saber e de perfeito conhecimento do corpo humano, foram os criadores da mais perfeita e completa forma de Defesa Pessoal de todas as épocas, que é o Jiu-Jitsu, o pai de todas as lutas, que em regiões diferentes da Ásia recebe nomes diferentes, por exemplo o Chin-na na China.

Torna-se, portanto, necessário o conhecimento das origens do Bu¬dismo, para que se possa compreender a criação desta forma de luta usadas pelos mongens para se defenderem dos ataques dos assaltantes e dos animais, que séculos mais tarde seria chamada pelos japoneses de "Arte Suave", ou seja, a técnica de Defesa Pessoal que, com o mínimo de esforço, sem necessidade do uso da força bruta, permite ao mais fraco defender-se e derrotar um adversário fisicamente mais forte. Poderá, assim, com confiança enfrentar um corpulento adversário, sem esforço sobrenatural, o que torna ainda mais interes¬sante o conhecimento desta ciência.
A fim de evitarmos possíveis discussões sobre o uso do termo JIU JITSU, daqui para frente usaremos o termo Defesa Pessoal (Goshin Jitsu) .
Goshin Jitsu (em Japonês exprime o significado "proteção do corpo").



Razões para praticar:
Quando a vida está em jogo, não há tempo para tentarmos a aplicação dos golpes das Artes Marciais, reservadas para as lutas entre cavalheiros, nem para as imobilizações destinadas às funções policiais e muito menos para as técnicas de briga de rua usadas pelos colegiais – está na hora de usarmos o hand-to-hand (combate corpo a corpo).
Lembre-se: a vida está sendo ameaçada, então só existe um propósito – incapacitar o agressor! Por isso, devemos usar todos os recursos disponíveis, tais como: areia, moeda, chaves, bolinha de papel nos olhos; dedos nos olhos; bolsa; salto de sapato; mordidas e etc., a fim de sobrevivermos.
Vocês podem estar chocados com o que acabaram de ler, mas não se esqueçam de que estamos falando de defesa pessoal e não de sairmos por aí atacando pessoas inocentes.
No caso de uma agressão injusta, temos três alternativas:
1. correr;
2. lutar;
3. nos submeter a uma surra; ou, até mesmo a morte.
Sem dúvida, se pudermos correr esta será a melhor solução! Mas, se estivermos encurralados, não podendo nos livrar do agressor, então, só existe duas opções: sermos submissos ou lutarmos!
Para lutar vocês precisam estar preparados, física e mentalmente. Para adquirir autoconfiança devemos imitar personagens de filmes ou de livros que passam essa conduta, copiando sua postura e respiração, etc..
O Goshin Jitsu oferece para sua auto-defesa as técnicas mais refinadas, atualmente, disponíveis para serem usadas com precisão, potência e eficiência.
Diferenças entre DEFESA PESSOAL e ARTE MARCIAL.

As artes marciais possuem técnicas que para se conseguir um bom desempenho é necessário que a pessoa treine com afinco, dedicação e persistência durante anos até que chegue a um nível que seja reconhecido como perito, detentor de KNOW HOW naquela arte marcial, o que nem sempre lhe garantirá uma vantagem em uma situação de perigo real.

Na Defesa Pessoal (Goshin Jitsu), o praticante não será um expert na Arte Marcial que está lhe outorgando os conhecimentos técnicos, contudo, o praticante conhecerá várias situações em que poderá ser agredido e aprenderá a defender-se. Seu objetivo é de garantir a integridade física e moral das pessoas contra possíveis agressões injustas.

A Defesa Pessoal (Goshin Jitsu), é a mais antiga e perfeita arte científica de De¬fesa Pessoal, em combate real é invencível, justamente por ser o pai de todas as modalidades de lutas.

A Defesa Pessoal (Goshin Jitsu) compõe-se de:

1) Quedas
2) Traumatismo — Atemi e Kyusho
3) Torções & Chaves
4) Estrangulamentos
5) Pressões
6) Imobilizações
7) Colocação (Posição de combate, Momento de Ataque e Esquiva)
8) É praticada em pé, ajoelhado, em seiza ou no chão, com qualquer tipo de roupa.

O Curso de Goshin Jitsu da Society of Dark Waters of Death compõe-se de quatro (4) seminários ou fases, com quatro horas de duração cada um:

1. básico: noções de distância de segurança pessoal, tai-sabaki, saídas dos principais golpes de estrangulamentos e torções (com aplicação do Atemi e Kyusho), defesa contra golpes de bastão;
2. revisão e ampliação do repertório do item.1: defesa contra faca e noções de como quebrar a estrutura do adversário;
3. revisão e ampliação do item.2: defesa contra arma de fogo e de sufocamento por saco plástico na cabeça;
4. revisão e ampliação dos itens anteriores, com aplicação prática em situações simuladas.


Ossu!


Society of dark waters of death

Nenhum comentário:

Postar um comentário