terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estilo Louva a deus do Sul

Apesar do seu nome, o estilo Louva-a-Deus do Sul das artes marciais chinesas não tem relação nenhuma com o estilo Louva-a-Deus do Norte. O Louva-a-Deus do Sul é em vez disso um parente próximo de outros estilos Hakka como o Kung Fu do Dragão e um parente distante da família de estilos de Fujian que inclui o Grou Branco de Fujian, o Cinco Antepassados, e o Wing Chun.

O Louva-a-Deus do Sul é um sistema de combate a curta distância que privilegia técnicas de força curta e tem aspectos quer suaves e internos quer duros e externos. Como noutros estilos do sul da China, os braços são a arma principal, com os pontapés normalmente limitados abaixo dos quadris. Coloca-se grande ênfase no fortalecimento e desenvolvimento dos braços. Quando um braço estendido é forte, isso permite ao praticante mover-se mais rapidamente uma vez que não precisa de recolher o braço ou trazê-lo atrás para conseguir mais força, como no boxe ou noutros sistemas de combate.

Como o Wing Chun e o Xingyiquan—outros estilos criados como artes de puro combate —o Louva-a-Deus do Sul não tem grande valor estético, ao contrário do seu homónimo do norte e de outros estilos.

O Louva-a-Deus do Sul tem ligações com a medicina tradicional chinesa, em particular o conceito de meridianos, que usa para dim mak e tui na.

Nenhum comentário:

Postar um comentário